A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Vigilância Sanitária, inicia nesta segunda-feira, 27/07, a capacitação de professores e demais profissionais das escolas particulares da cidade do Rio. Serão duas turmas por dia para até 500 participantes. Ao todo, foram fechadas dez turmas com 4.257 educadores inscritos. As inscrições começaram na sexta, 24/07.
O curso é on-line e tem três horas de duração. Técnicos da Superintendência de Educação e Projetos da Vigilância Sanitária, pasta vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, vão reforçar junto aos profissionais a importância do cumprimento das Regras de Ouro e detalhar as demais medidas higiênico-sanitárias estabelecidas no protocolo específico para escolas e que precisam ser atendidas na volta parcial autorizada para o próximo dia 03/08.
Por enquanto, apenas as turmas dos 4º, 5º, 8º e 9º anos estão autorizadas a retornar as atividades. Em tempo: a volta é facultativa e não permitida para educadores acima de 60 anos e com comorbidades.
– Este curso é de fundamental importância para o controle e combate da disseminação do novo coronavírus e retomada voluntária com segurança – avalia a médica-veterinária Jane Azevedo, técnica da Superintendência de Educação da Vigilância.
Na primeira aula realizada nesta segunda-feira, dos 500 participantes inscritos, 329 participaram do curso.
Durante as aulas on-line, são passadas orientações sobre o uso obrigatório de máscaras, a importância da lavagem das mãos com água e sabão líquido, da disponibilidade de álcool gel a 70% nas áreas de maior circulação, bem como orientações sobre a limpeza e a higienização das superfícies a cada 3 horas. Além disso, os ambientes precisam estar arejados e o distanciamento de dois metros entre as pessoas precisa ser cumprido.
Fuente: Prefeitura do Rio