NOTICIAS

[:es]Lisboa realiza o primeiro inquérito municipal à violência de género[:]

[:es]ANCI/A Câmara Municipal de Lisboa presentou neste Julho seu primeiro inquérito municipal à violência de género. O estudo, que resulta de uma parceria da autarquia com o Observatório Nacional de Violência e Género (ONVG), revela que a violência de género é maior sobre as mulheres (28 por cento), que também sofrem mais nas relações de intimidade (23 por cento).
Pelo seu lado, o local onde mais decorrem atos de violência contra homens é no espaço público, enquanto que as mulheres são agredidas maioritariamente em privado e por ex-parceiros. Os resultados revelam ainda uma grande disparidade quanto ao tipo de agressores: mais de três quartos das agressões a mulheres são perpetradas por homens, género que, no inverso regista menos de metade de agressões feitas por mulheres.

Um dado a merecer atenção e trabalho futuro, salienta o académico, é o facto de 62 por cento das mulheres ainda afirmar que não fez nada em relação a atos de agressão.  28 por cento desabafaram e apenas 33 por cento reagiram.
Também a discriminação sociocultural sobre as mulheres é ainda elevada (62,8 por cento) e as reacções a um piropo são bem distintas: 20,1 por cento das mulheres sentem-se incomodadas, três por cento manifestam-se mesmo ofendidas e apenas 17 por cento acharam graça ou se sentiram elogiadas;  26,2 por centro dos homens gostaram e apenas 11,6 se sentiram incomodados.
amostra trabalhada é estatisticamente representativa das mulheres e homens residentes no concelho de Lisboa com mais de 18 danos de idade, para uma margem de erro de dois por cento e um nível de confiança de 95 por cento. O questionário foi aplicado presencialmente, porta-a-porta, nas 24 freguesias de Lisboa, com sete pontos de entrada por cada freguesia. Resultou numa base de dados composta por 6455 variáveis e Manuel Lisboa, seu coodenador, salienta o caráter local do estudo./ANCI

[:]

Noticias relacionadas

¿Quieres estar al día?

Suscríbete a nuestro boletín de noticias y recibirás mensualmente todos los eventos y novedades de la UCCI.

INFORMACIÓN BÁSICA SOBRE PROTECCIÓN DE DATOS:
Responsable del tratamiento:Unión de Ciudades Capitales Iberoamericanas.
Finalidad: Envío de comunicaciones periodicas con información relevante de la empresa.
Derechos: En las condiciones legales, tiene derecho a acceder, rectificar y suprimir los datos, a la limitación de su tratamiento, a oponerse al mismo y a su portabilidad.
Puede consultar la información adicional y detallada sobre Protección de Datos en este link.
Ir al contenido