[:es]ANCI/A Câmara Municipal de Lisboa presentou neste Julho seu primeiro inquérito municipal à violência de género. O estudo, que resulta de uma parceria da autarquia com o Observatório Nacional de Violência e Género (ONVG), revela que a violência de género é maior sobre as mulheres (28 por cento), que também sofrem mais nas relações de intimidade (23 por cento).
Pelo seu lado, o local onde mais decorrem atos de violência contra homens é no espaço público, enquanto que as mulheres são agredidas maioritariamente em privado e por ex-parceiros. Os resultados revelam ainda uma grande disparidade quanto ao tipo de agressores: mais de três quartos das agressões a mulheres são perpetradas por homens, género que, no inverso regista menos de metade de agressões feitas por mulheres.
amostra trabalhada é estatisticamente representativa das mulheres e homens residentes no concelho de Lisboa com mais de 18 danos de idade, para uma margem de erro de dois por cento e um nível de confiança de 95 por cento. O questionário foi aplicado presencialmente, porta-a-porta, nas 24 freguesias de Lisboa, com sete pontos de entrada por cada freguesia. Resultou numa base de dados composta por 6455 variáveis e Manuel Lisboa, seu coodenador, salienta o caráter local do estudo./ANCI
[:]