NOTICIAS

[:es]Brasília, cidade do design[:]

[:es]

Por Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

Ícone da arquitetura moderna, Brasília conecta-se com design e arte desde a sua inauguração, abrigando múltiplas experiências. Essa trajetória nos animou a lançar a candidatura de Brasília à Rede de Cidades Criativas, da Unesco, na categoria design, e desejar interagir com o seleto grupo de 180 cidades de 72 países.

A honraria foi concedida a Brasília no ano em que celebramos três décadas como patrimônio cultural da humanidade. Vamos aproveitar esse novo reconhecimento da Unesco para implementar o compromisso de priorizar a criatividade como fator impulsionador do desenvolvimento sustentável, da inclusão social e da cultura. Objetivos que dialogam com “Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030” e a “Nova Agenda Urbana”.

Integrar a Rede de Cidade Criativas permitirá olhar para os desafios da preservação deste patrimônio cultural da humanidade de modo a ampliar a inclusão e a sustentabilidade por meio do incentivo ainda maior ao desenvolvimento da economia criativa do setor Design.

Brasília tem história no design. Nasceu rompendo com os padrões arquitetônicos da época e ganhou notoriedade com as curvas, o concreto, os grandes espaços vazios das obras do arquiteto Oscar Niemeyer. O projeto urbanístico de Lúcio Costa foi consagrado patrimônio cultural da humanidade pela própria Unesco, título inédito para uma cidade tão jovem.

À arquitetura monumental e ao traçado urbanístico, agregam-se variadas criações que dão identidade a Brasília, a exemplo das superquadras do Plano Piloto, das tesourinhas nas vias de acesso às residências e aos comércios, das placas de sinalização urbana, dos cobogós que arejam e iluminam prédios residenciais enquanto produzem efeitos curiosos de luz e sombra, dos painéis do artista plástico Athos Bulcão.

O artista até hoje instiga visitantes que, propositalmente, querem conhecer seu trabalho – popularizado em azulejos – ou transeuntes que se deparam com sua obra espalhada por fachadas ou interiores de prédios. Quem passa pelo eixo monumental, a pé, de bicicleta ou em um veículo, avista uma das suas principais contribuições numa lateral inteira do Teatro Nacional. Outros tantos espaços públicos – a Igrejinha, a Câmara dos Deputados, o Palácio do Planalto, o Itamaraty, a Universidade de Brasília – tiveram o privilégio de contar com alguma intervenção de Athos.

Igualmente integradas à paisagem urbana, as placas de sinalização de Brasília são criação genuinamente candanga, assinado pelo arquiteto Danilo Barbosa, funcionário do Governo de Brasília que usou linguagem minimalista e conceitos para cores e sentido das setas, de rápida compreensão por pedestres e motoristas. Enche-nos de orgulho ver uma réplica deste conjunto compor o acervo do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMa).

Brasília é fruto da inspiração de grandes homens, mas também é fonte de inspiração a designers independentes e coletivos de criadores que se apropriam de elementos simbólicos da paisagem urbana brasiliense para produzir novos objetos e múltiplas linguagens. Estão ganhando mercado com móveis, joias, souvenires, moda, filmes, músicas.

Em quatro anos, a partir dessa chancela da Unesco, o Governo de Brasília investirá recursos e criará políticas públicas específicas para impulsionar ainda mais tais iniciativas promissoras e toda a cadeia de economia criativa do Design.

Os investimentos impactarão a qualidade de vida da população, que se relaciona de forma diferenciada com a cidade e está ávida por novas experiências. Deixou de ser algo puramente contemplativo. As pessoas apropriam-se de espaços públicos e os transformam em destino de lazer e prática de esportes. O Setor Comercial Sul, por exemplo, sempre foi referência, principalmente como centro econômico da cidade. Com a revitalização em curso, o SCS é vivenciado também como ponto de cultura.

Entretanto, a experiência mais revolucionária na forma de o cidadão interagir com cidade é a ocupação pública da orla do Lago Paranoá. Demos passos decisivos, retomando áreas públicas indevidamente ocupadas às margens do lago e instalando infraestrutura inicial, como o Parque dos Pioneiros Claudio Sant’Anna e ciclovias no Lago Sul. Já começaram as obras em outra área, conhecida por “Praia Norte” e, em breve, lançaremos concurso internacional para seleção de propostas de intervenções inovadoras, com transformações urbanas e sociais, ao longo de 38 km de orla.

De novo, recorremos a concurso público, instrumento consagrado na escolha do projeto urbanístico do Lúcio Costa e empregado também neste governo para execução de várias outras políticas públicas. Essa ferramenta de governança se aglutina às constantes consultas públicas para incorporar a voz da população ao desenho dos projetos urbanos.

Exemplo de construção participativa de uma política pública na cidade, o Plano de Turismo Criativo é produto de 12 oficinas, dois seminários e sete encontros, para reposicionar Brasília como polo de turismo sustentável. Compartilhe essa ideia!

[:]

Noticias relacionadas

¿Quieres estar al día?

Suscríbete a nuestro boletín de noticias y recibirás mensualmente todos los eventos y novedades de la UCCI.

INFORMACIÓN BÁSICA SOBRE PROTECCIÓN DE DATOS:
Responsable del tratamiento:Unión de Ciudades Capitales Iberoamericanas.
Finalidad: Envío de comunicaciones periodicas con información relevante de la empresa.
Derechos: En las condiciones legales, tiene derecho a acceder, rectificar y suprimir los datos, a la limitación de su tratamiento, a oponerse al mismo y a su portabilidad.
Puede consultar la información adicional y detallada sobre Protección de Datos en este link.
Ir al contenido